Segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado oferece vagas na cultura

Oportunidades são para entidades vinculadas ao MinC; inscrições podem ser feitas até 20 de julho

Estão abertas até 20 julho as inscrições para a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). Promovido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o chamamento irá ofertar 3.652 vagas na administração pública federal. Desse total, 160 são em entidades vinculadas ao Ministério da Cultura (MinC). Clique aqui para acessar o edital.

As vagas disponibilizadas são para as seguintes autarquias: Fundação Biblioteca Nacional, Fundação Cultural Palmares, Fundação Nacional de Artes, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Instituto Brasileiro de Museus e Agência Nacional do Cinema.

“A segunda fase do CPNU tem como foco as autarquias vinculadas ao Ministério da Cultura. Essas entidades desenvolvem um importante papel em diferentes áreas do conhecimento e territórios, sendo ferramenta fundamental à diretriz da nacionalização da cultura, tão difundida nessa gestão. O concurso busca profissionais qualificados, com interesses e conhecimentos diversos para unir forças ao trabalho que estamos desenvolvendo desde o início dessa gestão, voltado à consolidação de políticas públicas de cultura cada vez mais humanizadas e efetivas”, afirmou o secretário-executivo adjunto do MinC, Cassius Rosa.

Blocos temáticos

As vagas estão distribuídas nos blocos temáticos do concurso. A divisão, já utilizada na edição anterior, possibilita que os candidatos concorram a diferentes cargos dentro do mesmo grupo, com apenas uma inscrição, que poderá ser definida no momento da inscrição.

Do total de 3.652 vagas ofertadas pelo CPNU 2, 3.144 são de nível superior (incluindo 1.172 para preenchimento a curto prazo) e 508 de nível intermediário, distribuídas em 32 órgãos.

Provas

Em 5 de outubro haverá somente a realização das provas objetivas, para todos os candidatos e candidatas inscritos.

Já em 7 de dezembro será a vez das provas discursivas. Dessa vez, no entanto, somente os candidatos habilitados na 1ª fase e convocados para essa segunda fase do concurso farão os exames.

As provas do chamado “Enem dos Concursos” serão aplicadas em 228 cidades, em todo o Brasil. Incluem questões objetivas de conhecimentos gerais e específicos, além de provas dissertativas por área de atuação.

Calendário

O resultado da prova objetiva e a convocação para a discursiva serão divulgados em 12 de novembro, enquanto a primeira lista de classificação sairá em 30 de janeiro de 2026.

Inscrições

As inscrições vão até às 23h59min de 20 de julho de 2025, com taxa única de R$ 70. Haverá isenção para inscritos no CadÚnico, doadores de medula óssea e beneficiários do FIES ou do ProUni. Os interessados devem acessar o site oficial do concurso e clicar em inscrições. Para realizar o procedimento é necessário ter uma conta ativa no GOV.BR, em qualquer nível (ouro, prata ou bronze).  

O processo é executado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), sob coordenação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

Inclusão

O CPNU 2 adota um conjunto medidas para a promoção da inclusão e da equidade no acesso ao serviço público. Está garantida a participação de pelo menos 50% de mulheres entre os classificados para a segunda fase do concurso, a prova discursiva. Se a porcentagem não for alcançada com base nas notas da prova objetiva, serão chamadas mais mulheres até que haja equilíbrio.

Também foram reservados percentuais para cotas específicas: 25% para pessoas pretas e pardas, 3% para indígenas, 2% para quilombolas e 5% para pessoas com deficiência (PCD). Sendo assim, 35% das vagas estão destinadas a ações afirmativas, fortalecendo a presença de grupos historicamente sub-representados no serviço público.

Mais informações podem ser obtidas na página do Concurso Público Nacional Unificado. Categoria

Cultura, Artes, História e Esportes

Fonte: https://www.gov.br/cultura/pt-br/assuntos/noticias/segunda-edicao-do-concurso-publico-nacional-unificado-oferece-vagas-na-cultura


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *